Histórico
O Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica (NICEB) surge das reflexões sobre as práticas de iniciação à pesquisa científica realizadas na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE/UFG). Reflexões que partem, sobretudo, das inquietações e das experiências de um grupo de professoras/es, das diversas áreas do conhecimento, a partir do planejamento e execução de projetos interdisciplinares, que levam a pesquisa para a sala de aula, na Segunda Fase do Ensino Fundamental, como também da experiência na orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso de Ensino Médio (TCEM). Essas/es docentes, instigadas/os pelas propostas da iniciação científica (IC) e, compreendendo a importância de pensá-la de modo multidisciplinar nos diferentes níveis da Educação Básica, reuniram-se com o objetivo de refletir, investigar e fomentar a realização da iniciação á pesquisa científica no CEPAE, tanto por meio de ações com os discentes, quanto por meio da formação de professores e da promoção de eventos em parceria com diferentes instituições de ensino.
Considerando a importância da iniciação científica na Educação Básica para a formação humana e de pensá-la no interior e em relação às diferentes disciplinas, o grupo de professoras/es se reuniu agora visando articular e sistematizar estudos e pesquisas na Educação Básica, com o objetivo de ampliar as práticas de iniciação à pesquisa científica na Educação Básica no CEPAE, e de promover o intercâmbio de ideias entre professores, professoras, pesquisadores e pesquisadoras das redes de ensino Municipal, Estadual e Privada.
O grupo inicial de professores/as tem se envolvido de modo privilegiado com a iniciação à pesquisa científica, sobretudo nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, por meio de pesquisas desenvolvidas com os discentes via projetos de ensino, de orientação e coordenação de TCEM, de orientação de bolsistas dos Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação da UFG (PIP/UFG) e do Programa de Iniciação Científica Júnior CNPq, e de alunos de graduação em editais de pesquisa em educação (PROLICEN) e na promoção de eventos locais que visam divulgar as pesquisas realizadas no CEPAE.
Este grupo conta com membros com pesquisas premiadas nacional e internacionalmente, supervisores e formadores de professores, especialmente no que concerne à formação realizada durante o Estágio Supervisionado nas diferentes disciplinas em que atuam e autores de livros sobre a temática.
Assim, embora de modo não coordenado, os integrantes do grupo já tem trabalhado com o tema há mais de dez anos, o que os leva a se reunir visando sistematizar e ampliar esse trabalho, com a produção de materiais, produtos educacionais, publicações acadêmicas, bibliográficas e técnicas e a promoção de eventos, entre eles, uma Feira de Iniciação Científica regional, um Fórum ou Seminário, e de Cursos de Formação de Professores para o trabalho de iniciação científica nos diferentes níveis da Educação Básica, considerando a importância desse tipo de currículo para a formação dos alunos e as políticas públicas educacionais recentes que têm, cada vez mais, buscado inserir as práticas de pesquisa nas escolas, conforme determinado pela Base Nacional Curricular (BNCC).
A criação do núcleo contribui então para que ele seja reconhecido institucionalmente, consiga ampliar seu campo de interlocução com outros grupos de pesquisa preocupados com a pesquisa na Educação Básica e participar de editais visando a realização de eventos que promovam e incentivem a iniciação científica.